Pequenos, Mas Poderosos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Grandes empresas, grandes empresários e grandes marcas têm uma coisa em comum: inimigos. As ameaças estão sempre apontando no horizonte quando se tem poder nas mãos.

Empresários maiores podem querer comprar sua empresa ou até mesmo traçar uma estratégia agressiva de preços. Mas engana-se quem pensa que apenas os grandes podem ameaçar, as marcas e empresas menores podem se unir para disputar o concorrido mercado com você. O que é certo é que quando se está no topo, o número de forças tentando pegar um pedaço do mercado que você domina é sempre preocupante. Muitas vezes, os pequenos inimigos podem fazer um estrago até maior que os grandes concorrentes. Inimigos que antes eram invisíveis, mas que agora mudaram toda a forma de se fazer negócios.

netflix

Lembram das incansáveis propagandas da Intelig e da Embratel sobre suas excelentes tarifas de DDI? Os comerciais mostravam como ligar para outro país poderia custar menos de U$1,00 por minuto, caso fossem utilizados os códigos destas operadoras. E quem vocês conhecem hoje que usam este tipo de serviço? O Skype não deixou margem para concorrência. Conversar pela internet hoje, utilizando serviços como o Skype, Hangout e outros aplicativos é tão comum que ninguém cogita mais pegar um telefone para ficar ligando para outros países utilizando códigos de operadoras.

Continuando a abordagem no segmento das operadoras de telefonia, temos ainda o SMS, responsável por uma receita de bilhões de dólares anuais para a troca de mensagens de 160 caracteres. E como uma empresa que hoje conta com apenas 35 funcionários, foi capaz de aniquilar esse mercado bilionário em todo o mundo? O Whatsapp não foi o primeiro aplicativo de troca de mensagens por meio do uso de smartphone, mas é o mais popular, totalizando mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo, e com um aumento mensal de 50 milhões de novos usuários. Será que as operadoras não viram essa pequena empresa como uma ameaça? Ou será que subestimaram o poder de crescimento delas?

Quem nasceu até o início da década de 80, lembra que devolver uma fita VHS sem rebobinar para a locadora era motivo para pagar multa. Nessa época a Blockbuster, maior rede de locadoras do mundo, valia bilhões de dólares e estava no seu auge. Foi então que surgiu a Netflix, oferecida como oportunidade a Blockbuster por apenas 50 milhões de dólares, que não acreditou neste novo modelo de negócios. Hoje, a Netflix é a maior locadora virtual do mundo e vale bilhões de dólares, ao passo que a Blockbuster entrou em falência.

image 4

As grandes emissoras de TV enfrentam também um concorrente que começou pequeno e despercebido, mas hoje dita as tendências em vídeos: YouTube. Se você perguntar a uma criança de 8 a 12 anos de idade como ela faz para ver seu desenho favorito, você vai ver que a TV nem está na lista das plataformas que elas utilizam. Uma criança não quer esperar um certo dia e horário, de um determinado canal para assistir a Galinha Pintadinha. Hoje ela pode acessar, na hora que quiser, o YouTube e assistir a seu desenho predileto, quantas vezes quiser. Por que assistir à comerciais a cada 5 minutos de desenho animado se na internet você tem conteúdo direto e imediato?

E o que dizer da maior rede de hotéis do mundo? A rede de hotéis e resorts Hilton que foi fundada em 1919 perdeu o posto de empresa com maior número de quartos para o Airbnb, uma startup criada em 2008 e que hoje está presente em 30 mil cidades e 192 países. O Airbnb é tão competitivo que o custo para se abrir um novo quarto no site é de apenas 5 dólares, enquanto para os Hotéis Hilton, esse custo pode chegar a milhares de dólares.

Esses são só alguns exemplos de que pequenas startups, quase invisíveis, podem derrubar grandes e consolidadas empresas no mercado. Não trata-se apenas de uma briga entre grandes empresas, mas uma briga por inovação e criatividade. Empresas que não se atualizam ou não estão atentas para o mercado podem apresentar dificuldades para identificar quando um rival entra para o mercado, e sofrerem com isso.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procura

ARTIGOS POPULARES

10 Etapas para criar um e-commerce e vender na maior loja do mundo!

Ter um computador com acesso à internet é fundamental, mas não basta para começar a vender na maior loja do mundo. Conheça as 10 etapas para criar um e-commerce, aqui!

Como abrir uma loja virtual em Portugal

Da legislação ao software de faturação, passando por uma série de especificações técnicas! Tudo o que precisa de saber para abrir uma loja virtual em Portugal!

12 Passos Para Abrir Uma Loja Online

Hoje em dia, esteja onde estiver e seja a que horas for, desde que tenha acesso à Internet, pode entrar numa loja online, colocar um produto no carrinho de compras, pagar e aguardar a entrega na comodidade do lar. Assim, motivos não lhe faltam para desejar abrir uma loja virtual.

Como Vender No Ebay Passo A Passo

Saiba como vender no ebay passo a passo Vender no eBay, na empresa de comércio eletrónico mais conhecida no mundo, é semelhante a vender

25 Ideias Para Criar Uma Pequena Empresa

Investimento reduzido + espírito empreendedor = negócio rentável Se tem interesse em abrir um negócio lucrativo mas pouco dinheiro para investir, não esmoreça.

Como Abrir Uma Loja Na Internet

Saiba como abrir uma loja na Internet. Vantagens e benefícios de uma loja na Internet. Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta inúmeras vantagens

Como dominar um teste psicotécnico antes que ele o domine a si

Os testes psicotécnicos são uma ferramenta de seleção utilizada em todo o mundo em processos de recrutamento de candidatos para um trabalho, geralmente antes de ser realizada uma entrevista.

A Importância Da Comunicação

Tanto em família como em negócio, não dar importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento.

Como Abrir Uma Empresa Online?

Para que seja mais fácil abrir uma empresa online e gerar um desenvolvimento económico, o Portal da Empresa desenvolveu ferramentas que permitem criar, de forma simples e segura, empresas online.

Como Criar Uma Empresa Da Forma Tradicional Passo A Passo

O método Tradicional de criação de uma empresa é o mais demoroso, pressupõe várias deslocações e uma atenção acrescida. Contudo, tem a vantagem do contacto pessoal e da facilidade de esclarecimento de dúvidas.

Conteúdo

Pequenos, Mas Poderosos!

Usamos cookies para que o site funcione corretamente, personalizar conteúdo e anúncios e para analisar o nosso tráfego.
Consulte a nossa política de privacidade.